quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

" O quarto livro do diário de Sofia " - Sofia Afonso


Resumo: Nas primeiras páginas do quarto livro de «Diário de Sofia», diz-nos que o seu diário já tinha um ano. Conta-nos como o recebeu (que tinha sido num dos seus aniversários, e tinha sido uma prenda que a Sofia tinha dado à sua prima no ano anterior e ela tornou a dar a Sofia). Antes de começar teve um bocado de receio, porque não pensava que a sua vida iria ocupar tantas folhas que estavam em branco…mas quando começou a escrever nunca mais quis parar… Mas, bem… este quarto livro baseia-se, fundamentalmente, na reviravolta da vida da sua amiga Rita. Mas também houve situações engraçadas pelo meio deste livro. Tipo: um interrogatório ao «namorado» da sua irmã mais nova, que coitado do rapaz ficou todo atrapalhado. Situações com o ex-namorado (Joca) que se tornavam muito engraçadas, não para a Sofia, mas sim para quem estava a ler este livro…. O quarto livro acaba com o aniversário da sua irmã mais nova Mariana.
A parte que eu gostei mais... Eu gostei mais de algumas palavras que a Sofia escreveu depois de dar a prenda a Mariana: «Abraçou-me com força. Deu-me um beijo e saiu disparada do meu quarto. Eu fiquei aqui, a folhear o meu diário e a pensar em todas as coisas que aconteceram desde que o comecei a escrever. Quando escrevi as primeiras linhas nestas páginas em branco, a minha vida sofrera uma mudança. Agora, que ofereci um livro em branco à Mariana, sinto que uma fase na minha vida chegou ao fim. Mas não foi apenas o livro em branco. Foram todos os momentos que vivi e que me ajudaram a preencher as páginas brancas do meu livro, que não só me fizeram crescer, mas também ver o mundo com outros olhos. Agora, sinto-me diferente, pronta para enfrentar a vida com mais coragem e ao lado dos meus amigos…»
Opinião pessoal ... Eu gostei muito do livro, como todos os outros da mesma colecção, pois algumas destas passagem, muitas das vezes, acontecem connosco, na nossa vida….e assim vemos uma maneira de resolver certos problemas. Ver e perceber que as coisas más não acontecem só a nós!
Aconselho a ler, mas comecem com o primeiro livro, porque se não depois «perdem o fio à meada» …
Bruna Ferreira

Sem comentários: