terça-feira, 15 de janeiro de 2008

" Odeio - me e quero morrer " - Kurt Cobain


O livro relata-nos a vida de um jovem revoltado, feminista, que revolucionou a década de 90 com as suas ideias, opiniões e música. A obra é dividida em três partes. A primeira é constituída por dezenas de opiniões, criticas, e vivências pelo autor. A segunda intitula-se por ‘’O Monstro de Frankenstein’’ que nos fala de uma entrevista feita por um jornalista de uma revista musical a Kurt Cobain e sua mulher Courtney Love numa altura em que sua filha, Bean Cobain, era ainda bebé. A terceira e última parte chama-se de Eu, o Kurt e o Avô que é relatada por um tio de Kurt Cobain. Este fala-nos de muitas vivências que os três tiveram juntos e das atitudes e trapalhadas de Kurt Cobain. Ao longo do livro, reparamos no feminismo do autor através de expressões como "Porém, diga-se de passagem, um homem sensato não existe neste mundo, e se existisse, seria de certeza uma mulher; a demonstração mais evidente disso é que as guerras são declaradas sempre por homens e a combatê-las são quase somente eles: as mulheres são decididamente menos violentas e, se estivesse nas mãos delas o poder de desencadear uma guerra, o mundo seria de certeza um lugar muito mais pacífico.”, ou através de expressões mais fortes como: "Se você tem algo contra as pessoas de cor, é machista ou homofóbico, vá se foder e não compre nossos discos!”
Eu gostei muito deste livro, pois além do autor ser um músico que eu admiro muito, é um livro que eu percebi ter sido escrito com o coração. Apesar de o livro conter expressões muito fortes. Eu gostei, pois é essa a linguagem que a nossa sociedade usa para exprimir as suas revoltas e medos. Eu recomendo a leitura deste livro a todos os fãs de Nirvana e a todos os leitores que gostem de livros sem tabus, nem regras.
Salomé Ventura

Sem comentários: